O projeto se desenvolve em torno de uma árvore alta que ja existia no terreno. O partido adotado remete ao pátio central italiano, em volta do qual se distribuem os setores, numa interação constante entre interior e exterior. A árvore povoa o pátio central deste projeto, e participa assim da composição dos espaços e de maior parte das visadas dos usuários. E a solidez do volume circundante foi substituída pela leveza e movimento da rotação suave do segundo andar em relação ao nível do solo.
No térreo, as fachadas são de concreto aparente, compostos a partir do cimento CP III – que é o cimento que tem características sustentáveis. No segundo andar, os planos de fachada são revestidos em madeira. E onde ocorrem nesgas vazadas pelo movimento entre os andares, estas foram vedadas com esquadrias de vidro, compondo espaços contemporâneos, elegantes e que permitem a ventilação cruzada dos cómodos.
O bloco térreo abriga as dependências de serviço e a área social da casa, e o bloco superior ficam os ambientes íntimos e a biblioteca. O hall de acesso social, junto com a escada, fazem a distribuição da circulação para todos os setores da casa, possibilitando o acesso às diferentes áreas de maneira independente.
A área social se desenvolve num espaço amplo, incluindo ambientes interiores de estar e jantar, e com a fluidez em relação a paisagem. A proteção dos vãos para o exterior desde as salas permite inclusive que se mantenham completamente abertos mesmo com chuvas e alta incidência do sol.
FICHA TÉCNICA
Nome: Casa da Árvore Área Construída: 281 m² Execução: 2016/2017 Arquitetura: Viviane Cunha Arquitetura Equipe: Viviane Cunha, Matheus Coelho, Rosi Vellasco 3D: Ricardo Nascimento