A loja do Casa Cor Rio foi concebida como uma caixa de linhas assimétricas e com soluções sustentáveis, dentro da caixa convencional, buscando mostrar como é possível explorar formas diferentes de construir e viver conceitos sustentáveis. O conceito de assimetria também faz referência ao equilíbrio instável no qual vivemos hoje, em que para a harmonia dos sistemas dependemos dos fatores econômicos, sociais e ambientais.
O projeto segue princípios da bioarquitetura, como ventilação cruzada natural, com o uso de aberturas nas esquadrias, brise na fachada e persianas, que induz o caminho do vento e assim refresca ambiente. A fachada é recuada para aumentar a área de sombra. O contorno da loja é fechado com placas feitas de tubo de pasta de dente reciclados, que foram pintadas em branco. Os móveis foram desenhados com formas angulares, seguindo o partido conceitual, e foram pintados em tinta a base d’água e com baixos teores de Compostos Organicos Voláteis (COVs).
A loja é toda revestida em madeira certificada com o selo FSC. O projeto de iluminação utiliza leds em diversas possibilidades, que tem alta eficiência energética, maior vida útil e baixo teor de mercúrio.
FICHA TÉCNICA
Área Construida: 44 m² Execução: 2007 Arquitetura: Viviane Cunha Arquitetura Equipe: Viviane Cunha, Elisa Latgé, Ana Beatriz Melo, Rosi Vellasco Revestimentos: Orlean Iluminação: La Lampe Empreiteiro: Marcio Nogueira Porto Marcenaria: JJA Serralheria: Ribello Fotografia: Denilson Machado e Viviane Cunha